terça-feira, 7 de abril de 2009

FILHA DO SOL, IRMÃ DA LUA

Sim, ela adotou a soul music dos negros norte americanos, e adotou também o nome artístico para homenagear esse estilo que tanto lhe influenciara.
Sharon Finkelstein nasceu no seio de uma família judaica, na área de Johanesbourgo, Africa do Sul. Começou cantando por lá mesmo, mas como o seu tipo de música não era encarado com bons olhos (aliás, ouvidos) em uma sociedade então regida pelo apartheid, sentia que era hora de as coisas mudarem.

Em 1965, graças ao apoio do seu então namorado, o produtor Frank Fenter (o mesmo "mandachuva" da Atlantic, que teve papel crucial na carreira de bandas como The Animals e Led Zeppelin), mudou-se para a Inglaterra e assim consquistou notoriedade, tornando-se idolo absoluto na efervecente cena mod.
Gravou várias músicas com o Les Fleur de Lys (banda freakbeat que contava com préstimos de ninguem menos que Peter Sears, Gordon Haskel, e claro, o lendário Jimmy Page) e também entrou em um excelente esquema para gravar nos estúdios da STAX, nos EUA. Detalhe: foi a primeira mulher branca a ter o privilégio de gravar com artístas do quilate de Isaac Hayes e de Booker T. & The MGs.
Mas como nem tudo é eterno, seu casamento com Frank Fenter acabou em '71. Nisso, resolveu que já era hora de voltar para a Africa do Sul, correr a estrada com a Jubal's Band, e posteriormente, adotar uma "reclusão" e viver uma vida oposta à de uma rockstar. Gravou singles em sua terra natal, dois em dueto com seu colega Billy Forest (aka Bill Kimber/Quentin Klopjaeger) os quais tiveram boa vendagem.
De seus anos na Inglaterra e das gravações na STAX, foi feita a bela coletânea "You Got To Belive It's Sharon Tandy" na qual podemos ouvir, em impecáveis versões remasterizadas, clássicos como: "Hold On", "Daughter Of The Sun, Sister Of The Moon", "I've Found Love", "Stay With Me", "Our Day Will Come" etc.
Hoje, vivendo de royalties, Sharon encontra-se absolutamente longe dos holofotes. Muitas lendas sobre sua vida correm soltas... Uma delas - talvez a mais interessante de todas - reza que há um pacto de silencio entre os moradores da cidade sulafricana de Randburg, afim de que ninguém a importune para que ela também possa em paz lecionar canto para jovens carentes.
Enfim, são apenas verdades que somente o tempo cuidará de atestar.

ATUALIZAÇÃO: Em 2010 (ano seguinte a esta matéria), Sharon reuniu-se com um Fleur de Lys capitaneado pelo baterista Keith Guster, no 100 Club de Londres. Em 2015, por uma enfermidade não divulgada, deixou este plano no dia 21 de março. Seu legado continua, principalmente por Riot Girls que a descobriram.

-----------------------------------

MAX MEREGE, fã confesso de Sharon Tandy, regou suas férias com muito rock sulafricano.

+
05 de Abril de 2009
Caderno
FOLHA 3Jornal FOLHA DO ESTADO
Cuiaba - Mato Grosso
>
Aqui tem um video com música dela!

HOLD ON


FOOL ON THE HILL

Nenhum comentário: