segunda-feira, 8 de junho de 2009

SKA! SKA! SKA! JAMAICAN SKA ...

The Skatalites, BANDA MÃE do reggae,
nos áureos tempos do STUDIO ONE



Tudo o que talvez venhamos a saber sobre as origens do reggae ainda será pouco, principalmente se tentarmos entender a cena jamaicana a partir da segunda metade do século XX.
Basta lembrar que a Jamaica fica nas Antilhas, junto a Cuba, Haití, República Dominicana, pertinho de Trindade e que de lá para a Flórida é um pulo. Logo, muito do que se ouvia de transmissões radiofônicas por aquela região, vinha direto dos EUA.
Pois bem, o que aconteceu é que como a Jamaica (tal qual todo o Caribe) já era há tempos possuidora de uma vasta musicalidade, a começar por rítmos locais como o mento e o calipso (favor não confundir com a famosa banda paraense! esse é de Trindad-Tobago), também contava influências advindas dos vizinhos como mambo, rumba, salsa, merengue, cumbia, voodoo etc.
As transmissões de rádio traziam muito do que havia no EUA em matéria de blues, jazz, soul, r'n'b, gospel, folk e, é claro, o bom e velho rock'n'roll. Assim sendo, tornou-se uma febre pela ilha (re)interpretar clássicos da música negra norte america, turbinados com um bom tempero caribenho...
Nascia também por lá uma indústria fonográfica, cujo principal nome foi o de Coxsone Dodd à frente de seu Studio One.
Em resumo, a coisa começou com um rítimo pulsante e agitado chamado Ska. Em seguida, ganhou um aparato mais técnico e muitas baladas, assumindo o status de Rocksteady, que tornou-se mais lento e reflexivo (por vezes, até demais) sob o nome de Reggae.
A partir de 1963 o Studio One passou a lançar muita gente boa e criou uma verdadeira indústria fonográfica na região. Exemplos de artístas não faltam: Toots Hibbert & The Maytals, Bob Marley, Peter Tosh, Bunny Wailler, Prince Buster, Laurell Aitken, Jimmy Cliff, Delroy Wilson, Desmond Dekker, Gregory Isaacs, Alton Ellis, Ken Booth e muita, muita gente mesmo!
Agora o interessante é ver que se não fosse o suporte de uma "mini orchestra" local chamada The Skatalites, a coisa seria bem mais morna e não causaria o impacto que causou e causa até hoje (Amy Winehouse que o diga...).
É fato, não fossem os Skatalites, nenhum desses nomes teria alcançado a projeção que os alçou ao sucesso estrondoso e à categoria de clássicos da música negra. Afinal, além de levarem uma bela carreira com seu trabalho próprio de big band, também foram, dentro do Studio One, a "banda da casa".
Bob Marley, entre Bunny Wailer e Peter Tosh -
da época em que seus discos eram feitos pelos Skatalites.

Durante essas 5 décadas em atividade, a banda sofreu uma série de revezes como o passamento de grande parte de seus membros originais: Don Drummond (trumpete, 1969), Jackie Opel (crooner, 1970), Jackie Mittoo (piano e órgão, 1990), Rolando Alphonso (sax, 1998), Jah Jerry Haynes (guitarrista, 2007) e Johnny Moore (trumpete, 2008), isso sem falar em colaboradores como Bob Marley, Peter Tosh, Laurel Aitken e tantos outros... Ufa! Desse jeito o céu acaba tendo pouca nuvem para tanta fumaça...


Dom Drummond


Das inúmeras idas e vindas, os Skatalites, apesar de tudo, e tal qual o famigerado Buena Vista Social Clube, mantiveram-se fiéis às suas raízes e às suas convicções artísticas. Ganharam Grammys entre 96 e 98. Têm corrido o mundo em tours que parecem intermináveis e pelo jeito já adotaram o Brasil também.


Atual formação dos SKATALITES

Hoje a trupe conta com um excelente time de músicos, sob a batuta de veteranos como o baterista Lloyd Knibbs, o saxofonista Lester Sterling e a crooner Doreen Shaffer. Até há pouco tempo, o baixista Lloyd Brevet ainda pegava a estrada com a trupe, entretanto, preferiu se aposentar e curtir seus últimos dias sob o sol do Caribe. Sabe-se apenas que morreu há pouco.
Neste exato momento eles estão em tournée pelo Brasil, com shows por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Ontem mesmo eles tocaram em Brasília, e foi um show maravilhoso!

A quem quiser conhecer mais, não apenas sobre os SKATALITES, mas sobre as pérolas sonoras da Jamaica, recomendamos que conheçam um blog recheado de raridades e - o melhor - abalizado pelos SKATALITES em pessoa! Chama-se YOU & ME ON A JAMBOREE: http://youandmeonajamboree.blogspot.com

Um agradecimento mais que especial ao Sr. Tony Guardieiro que, além de ter trazido os SKATALITES para o centro-oeste e possibilitado essa experiência inesquecível, também viabilizou nosso acesso ao evento e aos músicos.

---------------------

Max Merege é pesquisador cuiabano, colaborador do Folha 3, fã de música jamaicana e que ainda está extasiado com o show dos Skatalites na Capital da República.

---------------------

Publicado no caderno Folha 3, Jornal Folha do Estado (Cuiaba/MT) - 07/Junho/2009



Lester Sterling DETONA !!!!!!!!!
(Entre Max Merege e Miss Patty)

5 comentários:

Jurassico disse...

Opa valeu a citação !!
Abração

Luís disse...

Skatalites é Skatalites. Ver a primeira vez é magico! Valeu por citar a Y&M no jornal ai.
Só uma correção, o Lloyd Brevett não está de férias, ele morreu a poucos anos.

Maximiliano Merege disse...

Obrigadão, Jurassico & Luis

Quanto ao Lloyd Brevett,
Corrigido !

Valeu mesmo !!!!

SonoY&M disse...

Fala Max! blz?
mano valeu por ter citado a Y&M no texto... teria como scanear ele ou tirar uma foto no jornal pra gente guardar? a gente guarda todas as paradas q saem nosso blog...
meu email é sonoyouandme@gmail.com
valeu

evelyn maldonado disse...

esse trecho, esta muy bueno tambien jejeje hasta luego, Dios te bendiga, paz hermano besos...in bol eve ;]